Rega:
A quantidade de água que seu gramado necessitará na hora da rega depende de seu clima e das chuvas, bem como do tipo de grama. No entanto, sempre regue a grama com bastante água, o que estimula o crescimento de raízes profundas. Solos mais arenosos podem exigir rega mais frequente do que solos mais pesados, que absorvem melhor a água. Regue no início da manhã para minimizar a evaporação. Não regue em demasia pois seu gramado terá mais ervas daninhas e também pode desenvolver doenças.
Corte:
Cortar sua grama de tamanho curto dá ao seu gramado uma aparência bem cuidada e atraente, mas para que a grama esteja saudável você deve cortá-la de modo a ficar com uma altura de 5 a 10 centímetros. Mantendo sua grama um pouco mais comprida ajuda a reduzir as necessidades de rega e desencoraja o crescimento de ervas daninhas. Certifique-se de que suas lâminas do cortador estão aguçadas, as lâminas mal afiadas vão rasgar a grama, causando danos. Corte regularmente, e deixe os restos de grama cortada no gramado, para que os nutrientes como o nitrogênio retornem para o solo.
Adubos e fertilizantes:
A adubação adequada mantém sua grama verde e saudável, mas um descuido com a fertilização pode queimar a grama e prejudicar o ambiente. Para melhores resultados, faça um teste de fertilização do solo antes de descobrir exatamente o que sua grama precisa. Se um teste de solo não for possível, use um fertilizante de libertação lenta que contêm um rácio de três porções de azoto (O azoto é um dos nutrientes essenciais mais importantes para o crescimento das plantas sendo, para a maioria dos solos e culturas, um dos principais elementos limitantes ao seu desenvolvimento. No entanto, pelos efeitos mais visíveis com que, geralmente, a sua ação se manifesta e é o nutriente que com mais frequência tende a ser utilizado em excesso. Por outro lado, o azoto possui um grande dinamismo no solo, característica essa que lhe dá uma forte capacidade de poluição das linhas de água, pois todas as formas em que o azoto pode ser aplicado ao solo acabam por se transformar em nitratos), com uma porção de fósforo ( fósforo (grego φωσφόρος [phosphorus], portador de luz) é um elemento químico de símbolo P, número atômico 15 (15prótons e 15 elétrons) e massa atómica igual a 31 u.) e duas porções de potássio (potássio é um elemento químico de símbolo K (do latim "kalium", nome original da sua base KOH), número atômico 19 (19prótons e 19 elétrons), metal alcalino, de massa atómica 39 u, coloração branco prateado, abundante na natureza, encontrado principalmente nas águas salgadas e
Arejar:
O arejamento e remoção de plantas daninhas e alimentos são componentes essenciais para manter um gramado bem cuidada e saudável. Para arejar o seu gramado você empurra um arejador para cima e para baixo do gramado e em linha, para que ele faça furos no gramado, com os seus picos. Os furos deixam o gramado "respirar", que permite o crescimento de raízes. Isso deve ser feito a cada Primavera e Outono para um gramado saudável. Seguindo estas instruções você pode cuidar melhor de seu gramado e ter um belo jardim para você, seus amigos e familiares desfrutarem durante todo o ano.